quarta-feira, 22 de junho de 2016

Corais de Moldes nas Conferências do Douro, em Trás-os-Montes

As Cantas e os Cramóis de Moldes chegaram a Trás-os-Montes. Representando o Arouca Geopark, as mulheres botaram umas cantas durante as Conferências do Douro, que tiveram lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), na passada segunda-feira, dia 20 de Junho. Canário, Vira Bom e Tirana foram alguns corais apresentados.
As Conferências do Douro são uma iniciativa bienal promovida conjuntamente pela UTAD e pela Fundação Maria Rosa, cujo objectivo é debater o Douro, os seus recursos e o seu desenvolvimento. Esta primeira edição debateu o Desenvolvimento Territorial Sustentado e os Estilos de Vida Saudáveis e contou com a presença de reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros, entre eles o Conselheiro Científico do Arouca Geopark, Artur Sá. O primeiro painel abordou o Douro como um território pleno de oportunidades e o segundo teve como mote “O bem que o Douro nos faz”. Pelo meio foi apresentada a recém-instituída Cátedra UNESCO da UTAD em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”.
Segundo uma comunicação da universidade, esta cátedra, cujo coordenador é Artur Sá, “para além de contribuir para aumentar a consciencialização da sociedade para as suas temáticas, oferece oportunidade de formação avançada em áreas como geoparques, património geológico e geoconservação, geoturismo, educação para o desenvolvimento sustentável, desenvolvimento local, dinâmica económica e coesão sócio-territorial e estilos de vida saudáveis, apostando fortemente na mobilidade e na investigação prática aplicada aos territórios.” 
Já a Fundação Maria Rosa é uma “instituição que prossegue fins científicos, culturais e educativos visando a melhoria da vitivinicultura e engrandecimento da região do Douro, apoiando designadamente trabalhos técnicos e de investigação que, pela qualidade e interesse, contribuam para o desenvolvimento tecnológico e económico, assim como iniciativas com fins culturais, de beneficência e de solidariedade social.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sujeito a validação por parte do Administrador